segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Patrimônio Imaterial da Humanidade

Que a decisão de imigrar é super complicada e que envolve vários fatores a gente já está cansado de saber, e eu não sei vocês mas pra mim ela também vem temperada de frustração e culpa. Frustração de ver que as coisas não mudam, que entra ano, sai ano continua tudo igual e sem nenhuma perspetiva e culpa porque não consigo deixar de pensar que indo embora eu estou deixando o meu país, meu povo, em vez de ficar e lutar por aquilo em que acredito.
Imagem retirada
de www.imagens.us
Sentimentos conflitantes à parte, tem umas notícias que a gente recebe e que não consegue deixar de sentir orgulho das raízes que tem.
Nessa última quarta-feira (05 de dezembro) a Unesco concedeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade ao Frevo pernambucano.
Dança, ritmo musical e expressão cultural que teve suas origens há mais de um século e que deu chance à trabalhadores de também aproveitarem o carnaval a seu modo.

www.g1.globo.com
A palavra Frevo veio de fervo, dado à efervescência que o ritmo proporciona e desenvolve em seus passos, esses por sua vez inspirados na capoeira e nas profissões e instrumentos de trabalho que o povo usava (e usa) no seu dia a dia.
Pode ainda ser subdividido em 3 variações: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção, é Frevo que não acaba mais!

Junto com o Coco e a ciranda é basicamente o ritmo do carnaval pernambucano, nas ladeiras de Olinda só dá ele. E tome subir e descer ladeira ao lado de bloco e orquestras naquele calor da moléstia! No Galo da Madrugada então nem se fala! Já no carnaval do Recife Antigo ele compartilha espaço entre os vários polos musicais como o Manguebeat, e com nosso querido Alceu Valença.
Vale dizer ainda que dos 120 patrimônios imateriais protegidos pela Unesco, apenas 3 deles são brasileiros.
Pra quem gosta de carnaval de rua já diz a música "dizendo bem, que o Recife tem, o carnaval melhor do meu Brasil", Recife é o seu lugar.
Pra quem quiser matar a saudade ou curiosidade, segue vídeo:


A Spok Frevo Orquestra, uma das mais (se não a mais)  conhecidas orquestras de Frevo de Pernambuco. 
Eu não sou muito de carnaval, tem que ter muita disposição para acompanhar e acho que já nasci velha demais pra isso, mas que é sempre bom ver elementos da sua cultura sendo reconhecidos e valorizados, ah isso é!
Tereza

2 comentários:

  1. É triste sim abdicar e "desistir" de sua nação.
    Mas o que importa, Tereza, é jamais esquecer de suas raízes e levá-las no coração pra onde quer que vá.

    Nunca me arrisquei no Frevo. Haja condicionamento físico... hehehehehe

    Amei seu post!

    Bjos
    Nilian

    ResponderExcluir
  2. Oi Nilian!
    Quando eu era mais nova bem que tentava, mas hoje em dia se me abaixo pra fazer os passos não levanto mais, só com ajuda! heheh
    Obrigada pela visita!
    Bjos
    Tereza

    ResponderExcluir