sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Curso de Francês bom e barato em Montreal

Sim, ele existe! Deu um pouco de trabalho para achar, mas existe! 
Já faz um tempo que venho prometendo um post sobre o curso que estou fazendo por aqui enquanto a francisação não vem, e como ele está no finzinho, acho que agora já dá pra falar alguma coisa.
Já disse que não falo bem Francês, tinha só o basicão suficiente para não passar fome, achar um banheiro e me apresentar, daí a minha surpresa quando fiz o teste de nivelamento no governo e fui indicada para o nível 2! As pessoas com quem converso me dizem que não é difícil, mas ainda assim na minha cabeça se você vai fazer um curso que só tem 3 níveis (mais um quarto opcional) e te dizem para entrar no segundo, significa que no mínimo você é intermediário, certo?! Danou-se! Fiquei com medo de ficar voando na aula e de não entender nada! Então, já que tinha algum tempo (a francisação só começa dia 26 de agosto) decidi que antes de começar o "curso oficial" seria melhor entrar em algum outro, nem que seja para fazer uma revisão, conseguir mais fluência, enfim...
O problema é que a grande maioria dos cursos custavam entre 600, 900, 1000 dólares por mês, isso quando começavam antes da francisação, vale lembrar que era/é época de férias aqui.
Daí quando finalmente achamos o Dawson College, lembro de ficar preocupada com a qualidade, o curso custa "só" CAD 255,00 por mês, o que comparando com os outros é quase nada.


O Dawson é um CEGEP de língua inglesa enooorme, que fica em Westmount e os cursos de línguas são só uma das coisas que oferece. O teste de nivelamento pode ser feito no próprio site, assim como pagamento (e pra mim ainda dava tempo de fazer 2 níveis antes da francisação!). As aulas começam às 9h e vão até 12:20h, de segunda à quinta, com uns 20 alunos por turma.  























Foto 1: Professor dando aula / Fotos 2e3: Sala de aula / Foto 4: Nossa turma.


O curso é bom, cada nível dura quase um mês, tem metodologia, não é corrido, não é lotado, dá para acompanhar e participar numa boa. Dos dois professores que tive posso falar que são atenciosos e prestativos, apesar de terem estilos diferentes (gostei mais do primeiro). Acho que devem ter alguma autonomia lá dentro, tipo o assunto tem que ser dado mas a forma é com eles, sabe? As salas são boas e climatizadas, tem TV e data show com computador conectado à Internet. 

Mas duas coisas não me foram ditas antes da minha matrícula e acho bem importante mencionar: 

- Para acompanhar a aula temos que comprar um livro, que pode ser adquirido em qualquer livraria (na de lá de dentro custa quase CAD 40,00 com as taxas), achei meio caro mas servia para os 2 primeiros níveis, paciência...; 

- As aulas são de Francês, mas boa parte das explicações são em inglês! Nada muito elaborado, qualquer um que tenha um basiquinho em inglês consegue acompanhar, mas ainda assim.
No balanço geral eu indico, na verdade se a francisação não fosse uma opção eu continuaria lá até o fim do curso com certeza, só não vá esperando uma Aliança Francesa, ok?
Bom, agora que ele está acabando começa a me dar um friozinho na barriga na espera da Francisação, tenho uma semaninha de descanso entre em e outro a pronto, de volta ao Francês! 
Vamos lá!


Curta nossa Fan Page no Facebook!
Levando o Alce para Casa

10 comentários:

  1. Nossa que legal, queria achar um desses em Ville de Quebec rss
    Boa sorte nas aulas!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Vc já viu os cursos da commission scolaire, ou algo do tipo.
    Sempre vejo alguém comentando nos blogs sobre esses cursos e que custam uns CAD 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela! Acho que já devo ter visto em algum lugar sim, mas pro Dawson eu já estava insegura imagina um de 50,00! ;p Não sei se faria...
      Bjos!

      Excluir
  3. Isso é fundamental, parabéns por investirem no francês.

    :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci belle!! Mais um pouco e já consigo ler o blog de vocês sem google translate! hehehe
      Bjocas!

      Excluir
  4. Oi Tetê!

    Faltou o Cezar na foto! ;)

    Bisous!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dea! Cezar só entrou no segundo nível e eu só tenho a foto é do primeiro... :/
      Bisous!

      Excluir
  5. Estou pesquisando cursos e me animei com a descrição que você deu da escola. A questão é, nunca vi nenhuma agência de intercâmbio indicando, provavelmente porque eles não lucrariam muito. Será que eles fecham os cursos com estudante internacionais via internet ou tem que estar aí? Parabéns pleo blog, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!! Com o visto de turista posso fazer o curso?? Ou é só para imigrantes? Obrigada.

    ResponderExcluir